10 dicas...


Recebo muitos contatos de pessoas querendo dicas e informações para comprar a PRIMEIRA bicicleta antiga. Aqui vão 10 dicas que eu acho importantes:

1 – Não seja precipitado. As chances de comprar uma bicicleta que te será muito custosa aumenta muito.

2 – Defina o que você quer. Um dos erros mais comuns de quem “entra” no mundo das bicicletas antigas é comprar uma primeira de um modelo; uma segunda de outro modelo completamente diferente, uma terceira ainda diferente, e assim por diante. Você terá um monte de coisa dispare, não uma coleção, muito menos uma harmonia.

3 – Foco. Há uma infinidade de maneiras de selecionar uma coleção: aro 26, aro 28, infantis, somente modelos de uma marca, somente femininas, somente masculinas, somente modelos da nacionalidade X, somente bicicletas de corrida, etc. Os colecionadores mais satisfeitos sempre têm um foco!

4 – Busque um conhecimento mínimo sobre o que você quer. Saber modelos, ano aproximado de fabricação, cores, acessórios, ajuda muito na hora de fechar um negócio e diminui as chances de ser enganado.

5 – Paciência. É o mesmo papo no item 1, tenha paciência na procura por um modelo que você selecionou, busque o mais completo, mais original e... com um bom preço.

6 – Restaurada ou original? É gosto pessoal, tem gente que só quer original, tem gente que busca beleza numa restaurada. Mesma coisa sobre o “quanto vale”: para uns vale mais uma original (mesmo que bem judiada), para outros uma restaurada brilhando tem mais valor. Defina bem qual mais te agrada neste campo também.

7 – Critério na restauração. Se for restaurar, procure conhecer o restaurador , seja claro no que quer, quais acessórios, quais cores, defina o tempo que está disposto a esperar. Tudo bem combinado será um processo divertido que te impulsionará para outras restaurações. Se for uma etapa lenta demais, custosa demais... te fará desanimar. 

8 – Busque seus semelhantes. Há clubes, grupos pela internet, fóruns, blogs... Nos grupos adquirimos mais conhecimento, há bons negócios, boas dicas, amadurecemos no assunto!

9 – Use sua bicicleta antiga. Bicicletas “de exposição” existem, mas procure usar a máquina, dar sempre uma voltinha pela praça, ouça barulhos, procure corrigir... A relação com a máquina estreita-se e te fará mais completo do que apenas ficar olhando para uma bicicleta linda e... parada.

10 – Cuide para não se tornar um chato! Evite ficar julgando a bicicleta dos outros, ou mostrando seu “imenso” conhecimento sobre o modelo e a marca X. O ambiente é para curtir, não para “rebaixar” os novatos “que não sabem nada”, ou criticar uma bicicleta, afastando o proprietário do círculo, ou até mesmo deste mundo das bicicletas antigas.