Recebo muitos contatos de pessoas querendo dicas e informações para comprar a PRIMEIRA bicicleta antiga. Aqui vão 10 dicas que eu acho importantes:
1 – Não seja precipitado. As chances de comprar uma
bicicleta que te será muito custosa aumenta muito.
2 – Defina o que você quer. Um dos erros mais comuns de quem
“entra” no mundo das bicicletas antigas é comprar uma primeira de um modelo;
uma segunda de outro modelo completamente diferente, uma terceira ainda
diferente, e assim por diante. Você terá um monte de coisa dispare, não uma
coleção, muito menos uma harmonia.
3 – Foco. Há uma infinidade de maneiras de selecionar uma
coleção: aro 26, aro 28, infantis, somente modelos de uma marca, somente
femininas, somente masculinas, somente modelos da nacionalidade X, somente
bicicletas de corrida, etc. Os colecionadores mais satisfeitos sempre têm um
foco!
4 – Busque um conhecimento mínimo sobre o que você quer.
Saber modelos, ano aproximado de fabricação, cores, acessórios, ajuda muito na
hora de fechar um negócio e diminui as chances de ser enganado.
5 – Paciência. É o mesmo papo no item 1, tenha paciência na
procura por um modelo que você selecionou, busque o mais completo, mais
original e... com um bom preço.
6 – Restaurada ou original? É gosto pessoal, tem gente que
só quer original, tem gente que busca beleza numa restaurada. Mesma coisa sobre
o “quanto vale”: para uns vale mais uma original (mesmo que bem judiada), para
outros uma restaurada brilhando tem mais valor. Defina bem qual mais te agrada
neste campo também.
7 – Critério na restauração. Se for restaurar, procure
conhecer o restaurador , seja claro no que quer, quais acessórios, quais cores,
defina o tempo que está disposto a esperar. Tudo bem combinado será um processo
divertido que te impulsionará para outras restaurações. Se for uma etapa lenta
demais, custosa demais... te fará desanimar.
8 – Busque seus semelhantes. Há clubes, grupos pela
internet, fóruns, blogs... Nos grupos adquirimos mais conhecimento, há bons
negócios, boas dicas, amadurecemos no assunto!
9 – Use sua bicicleta antiga. Bicicletas “de exposição”
existem, mas procure usar a máquina, dar sempre uma voltinha pela praça, ouça
barulhos, procure corrigir... A relação com a máquina estreita-se e te fará
mais completo do que apenas ficar olhando para uma bicicleta linda e... parada.
10 – Cuide para não se tornar um chato! Evite ficar julgando
a bicicleta dos outros, ou mostrando seu “imenso” conhecimento sobre o modelo e
a marca X. O ambiente é para curtir, não para “rebaixar” os novatos “que não
sabem nada”, ou criticar uma bicicleta, afastando o proprietário do círculo, ou
até mesmo deste mundo das bicicletas antigas.
Boas dias, se eu tivesse lido isso antes não teria feito besteira: comprei gato por lebre, gastei horrores numa pseudo - restauração aqui em Curitiba, demorou mais de 1 ano pra ter a bike montada de novo e não ficou legal, só me apareceram os chatos, criticando um monte. Tive de vender e perdi dinheiro e tesão nas bikes antigas. Hoje gosto de ver suas pinturas, quem sabe um dia me arrisco de novo.
ResponderExcluirParabens pelo trabalho, lindas pinturas e lindas restaurações.
jair
Ola Jair, li seu comentario e demonstro profunda tristeza em saber q vc desanimou. Não ligue para comenrarios alheios amigo, vc aprendeu uma lição e certamente não iea praticar o mesmo erro. Somente não desanime pq a vida aqui no Brasil é assim, ha muita gente metida e arroganre que só presta pra falar besteira das coiass dos outros, provando assi, , ser gente de péssima estirpe. Continue com o mundo das bikes antigas, não desanime. Abraço e boa sorte.
ExcluirJair, não desanime, de fato há muitos colecionadores que gostam de "por defeito" nas bicicletas alheias, bem como, assim como você mencionou, restauradores picaretas. Gente que faz serviço ruim, cobra absurdos, demora até mais de um ano e ainda não aceita quaisquer críticas. Fuja desses! Acredito que minhas dicas possam ajudar, mas reforço: procure uma bike antiga o mais completa possível em termos de originalidade, procure um bom e reconhecido restaurador, combine bem certinho, cores, acessórios, prazos e valor, aí é só pedalar. Mas temos de ficar de olho, pesquise bem antes e faça um bom planejamento da restauração. abraços!
ResponderExcluirOlá João, tudo bem? Achei seu blog agora pouco e já estou encantado com as bicicletas. Li essa dica sobre as coleções, de selecionar um "foco" e ainda não sei se consigo ter esse objetivo. Digo isso porque tenho uma "mini coleção" atualmente com 8 bicicletas, mas que analisando sobre a ótica da sua dica, não tenho um padrão para elas. Tenho as brasileiras comuns de serem encontradas e mais uma Philips, e ontem comprei uma Gorich que era do meu tio. Não sei como dar uma padronagem a essa coleção, acho que vou me ater somente ao que eu gosto de ter e que possuem esse apelo familiar. Aqui onde moro não se encontra as antigas com facilidade. Só mais uma pergunta, você possui quantas delas? Um grande abraço e parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluirValeu pelos elogios Diego. Minha mini coleção é focada neste aspecto familiar ou de amigos que nos deram suas bikes. Tem herança, presente de amigos, modelo que nos lembram um avô. Tem uma Pilot suéca que é a estranha no ninho, mas está meio que pra venda...rsrsrs Mas é tão boa de andar que não sei não...rsrsrs abraçs
ResponderExcluir